terça-feira, 3 de julho de 2012

Como limpar os pincéis de make

O uso frequente dos pincéis faz com que eles acumulem resíduos de maquiagem. E para evitar contaminações por bactérias, alergias e garantir a durabilidade dos seus pincéis, é indispensável fazer uma higienização.
Além disso pincéis sujos de produtos podem alterar a cor e o efeito da maquiagem que você está fazendo.
O tempo ideal para higieniza-los vai depender do tipo de maquiagem que é aplicada com eles. Pincéis usados com pó compacto, blush, e sombras em pó podem ser lavados com menos frequência.
Bases, iluminadores, corretivos e outros produtos em versões líquidas ou  cremosas costumam impregnar nas cerdas, por isso os pincéis usados com esses produtos devem ser higienizados com mais frequência,
Em geral, as esponjas não toleram o contato com a água e acabam esfarelando quando são lavadas. Nesse caso, o ideal é comprar um pacotinho com várias esponjas descartáveis e trocá-las, sempre que necessário.
Existem produtos formulados especificamente para a higienização dos pincéis. Alguns são para limpeza rápida e não exigem muito tempo de secagem. Esses são ideais para higienizar rapidamente aqueles pincéis que você usa mais de uma vez no mesmo make, mas eles não dispensam uma lavagem mais profunda.


Para uma limpeza profunda, existem shampoos de ação antibacteriana desenvolvidos especialmente para a higienização adequada das cerdas.
Porém facilmente substituídos por shampoos neutros.
Eu uso o bom e velho shampoo Johnson & Johnson
  1. Umedeça levemente as cerdas do pincel em água corrente ou mergulhe-as em um potinho com água;
  2. Coloque uma pequena quantidade do produto escolhido (shampoo neutro ou específico para pincéis) na palma da mão;
  3. Esfregue gentilmente as cerdas na palma da mão para que o produto se espalhe e faça espuma. Siga movimentando as cerdas no sentido vertical e horizontal até achar que as cerdas estão limpas;
  4. Para enxaguar, segure o pincel sempre com as cerdas para baixo e deixe cair água corrente sobre elas para retirar todos os resíduos de shampoo e maquiagem;
  5. Aperte suavemente as cerdas com a mão para retirar o excesso de água. Você também pode pressionar as cerdas com uma toalha de papel para que a água seja absorvida e facilite a secagem;
  6. Em seguida, com os dedos, alise e modele o pincel no seu formato original e coloque-o para secar.
A água usada no processo pode estar em temperatura ambiente ou morna. Evite usar água quente para não danificar as cerdas e a cola do pincel. Nunca deixe os pincéis de molho, pois o contato direto com a água e a pressão sobre as cerdas pode deformar o pincel. A cor da espuma produzida durante a lavagem vai mostrar a limpeza do pincel. Se a espuma ficar colorida, repita a operação até que a espuma saia branca e o pincel fique completamente limpo.

Qual é a maneira ideal de secá-los?
A maneira ideal de secar seus pincéis é naturalmente. Por isso, evite lavá-los em um dia em que você sabe que vai precisar usá-los em seguida. Nunca tente apressar o tempo de secagem usando secadores de cabelo ou expondo seus acessórios ao sol – o calor pode queimar, ressecar e danificar as cerdas.
Só uma dica: a água deve correr nesse sentido mostrado na foto e não ao contrário pra não "desgrenhar" as cerdas. E cuidado pra não molhar o cabo, onde as cerdas ficam presas pois acaba não secando e pode apodrecer a parte de madeira.



Feito isso, seco com a toalha e deixo eles passarem a noite secando na horizontal.
Certifique-se de que os pincéis estão realmente secos antes de guardá-los para evitar a proliferação de bactérias e aumentar a vida útil dos seus acessórios.


Nada de secar com secador!
Gostaram da dica???
Beijinhos!!!!

Um comentário: